quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

As ofertas de Caim e Abel.

E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel tambem trouxe dos primogenitos das sua ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou.  Gen: 4.3,4,5.

Quando eu penso em o que teria levado Caim e Abel a ofertarem ao Senhor, Adão me vem à mente.
Adão, o primeiro homem, sabia bem o significado de estar só, no Éden, Adão sentiu  solidão.
 Deus deu instruções a Adão,  de que deveria lavrar e guardar o jardim,   tambem deveria dar  nomes a todo gado,  às aves dos céus, e a todo animal do campo,  cumprindo essas tarefas diariamente  Adão  pode observar macho e femea entre os animais do campo, entre as aves do céu tambem.
 Então, Adão se sentiu só, pela primeira vez teve a sensação de que faltava algo em  sua  vida,  lhe faltava alguem, a femea  que ainda não existia, e, embora não soubesse como ela poderia ser,  sentia a necessidade de estar com ela.
 Imagino que Deus estava observando Adão, na expectativa de que ele fosse surpreendido  pela solidão,  era essa a vontade de Deus, Adão  e  a solidão juntos, mas  apenas por um breve tempo.
Voce deve estar se perguntando: Porque Deus iria querer Adão sentindo solidão?
Deus, tinha algo para ensinar para Adão, o valor da mulher e a importancia dela em sua vida,  a solidão era apenas um instrumento desse ensinamento que mudaria a vida de Adão pra sempre.
É impossivel dizer quanto tempo Adão teve a solidão por companhia, mas é provavel que ela tenha chegado ao apce em seu interior, foi quando Deus então fez cair um sono pesado sobre ele.
 E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja diante dele. Gen: 2,18.
Assim fez Deus, e  Adão acordou, com uma costela a menos é claro, mas feliz  por  estar  com a mulher que Deus a pouco havia criado pra ele, e que subitamente o tirou da solidão.
De fato não é bom estar só, nem Deus gosta de estar só, por isso nos fez, se não fosse assim não estariamos aqui.
Adão não era mais Adão, eram agora Adão e Eva, e detalhe, dois filhos, o primogenito  Caim, e o caçula Abel.
Posso até imaginar a cena no lar daquela familia , Eva cuidando dos afazeres do lar, e Adão instruindo seus filhos em como deveriam executar os serviços, e logo em seguida saia para tambem fazer os dele mesmo.
 Cumpridos os deveres,  certamente eles como em qualquer familia onde tudo vai bem se reuniam para repartir o pão, converssavam,  riam,  se sentiam agraciados por Deus,  por serem  a primeira familia da terra,  e por terem comunhão uns com os outros, imagino que em momentos  familiares como este, ou andando com os filhos pelo campo,  Adão deve ter dado inicio aos seus relatos a respeito de como Deus o criou e tambem a Eva.
Caim e Abel nunca estiveram no Éden e certamente devem ter ficado maravilhados com as historias contadas por seus pais,  a respeito das ocasioes em que Deus ao passear no jardim   pela viração do dia chamava Adão pelo nome, e Adão ouvindo a voz do Senhor respondia ao chamado de seu Deus e amigo.
Adão pecou, foi expulso do Éden, mas os seus dias na terra dos viventes viveu com temor, buscou a Deus, amou sua mulher e seus filhos, e os instruiu a buscar a Deus, por isso  Caim o primogenito preparou uma oferta ao Senhor.
 Assim como qualquer jovem dos dias atuais, Caim tinha seus valores e principios, que lhe foram ensinados por seus pais, certamente era um rapaz obediente, trabalhador e cheio de sonhos, porem e infelizmente, despreparado para aceitar o fato de que não seria aceito por Deus se não preenche-se seus requisitos.
Caim queria ser aceito, mas ignorou o fato de que estava caido nos lugares mais baixos da queda humana, é o que geralmente acontece com a maioria de nós, desconsideramos o fato de que estamos mortos em nossos pecados.
Deus é vida, e nele não ha pecado, Caim estava morto para Deus, pois era um pecador, a Vida de Deus não pode comungar com a morte de Caim, ele cumpriu o rito e ofereceu sua oferta a Deus, mas as obras do homem e sua religiosidade não podem justifica-lo, por isso Deus não atentou para sua oferta.
Caim é o  modelo do homem religioso dos nossos dias, vai ao templo, cumpre os rituais religiosos, apresenta sua oferta a Deus, espera ser justificado pelas suas obras, o trabalho de suas mãos, não aceita ser lavado no sangue do cordeiro, não entende que sem derramamento de sangue não a remissão de pecados.
Acho que Abel foi mais cuidadoso ao ouvir os relatos das histórias contadas por seus pais, Abel assim como Caim era um bom filho, obediente aos pais e trabalhador,  a diferença entre os dois irmãos era o fato de que Abel conhecia bem sua condição diante de Deus, sabia que era um pecador,  e que não poderia expor sua culpa diante de Deus, sabia que não seria aceito.
 Pela fé,  Abel entendeu que precisava de um mediador,  que estivesse entre ele e Deus, e que pudesse cobrir seus pecados, afim deque ele pudesse ser aceito.
Então, trouxe Abel uma oferta ao Senhor, dos primogenitos das suas ovelhas e da  sua gordura, e Deus atentou para Abel e para sua oferta,  pois a vida e o sangue inocente daquelas  ovelhas  cobriam seus pecados, de  forma  que Deus não podia ver culpa em  Abel que foi justificado e aceito, achado entre os adoradores, um verdadeiro filho do Deus Altissimo.
Abel é o modelo Cristão perfeito para o homem do nosso tempo, nos ensina por meio  de sua oferta, que o sacrificio expiatório de Cristo, que uma vez morreu por todos nós de morte de cruz, é eficaz para apagar pecados, e tirar a culpa do pecador, tornando este  livre do pecado, assim como outrora  no Éden;  Deus, homem e relacionamento.

 Sabendo que não foi com coisas corruptiveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes de vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado. 1 Ped 1.18,19

Nenhum comentário:

Postar um comentário